Tecnologia do Blogger.

sábado, 7 de abril de 2012

Introdução à Ciência Política II

Filled under:

Entramos na segunda etapa de introdução à Ciência Política! Agora nesse primeiro Vídeo o Professor descreve e  debate a respeito das instituições públicas na organização democrática, ou seja, o Estado. Sendo que uma das teorias mais completas e atuais é do filósofo Montesquieu e sua famosa teoria da tripartição do poder em legislativo, executivo e judiciário. E Também há outro filósofo muito importante: Rosseau e sua teoria do contrato social que diz que o homem deve alienar parte de seus direitos ao Estado para escapar da "selvageria natural" e também a principal teoria: "Só o Estado tem o poder da coersão legal". E assim ele começa a dizer o conceito de Estado que incrivelmente não veio dos Gregos mas sim dos Romanos como "Nação política organizada", a mais importante de todas as instituições políticas. Ele destaca também como modelo de teoria de criação Estado o filósofo do absolutismo monárquico inglês Thomas Hobbes e sua obra "O Leviatã", no qual ele relata que antes da sociedade civilizada as pessoas viviam no "Estado de natureza"  onde cada um dependia apenas de sua própria força,confira:

Agora nessa continuação do 1° vídeo ele começa falando de Hobbes e John Lock onde faz um comparação e diz que Lock deu um passo a mais em relação a Hobbes no tocante à valorização da propriedade. Além disso Jonh Lock defendia a ideologia do poder limitado dos soberanos e de sua prestação de contas ao povo. Ressalta também a contribuição de Montesquieu com sua obra "O espírito das leis" na qual ele mostra a teoria da separação do poder como já acima citada. O professor também lembra que não existe Estado sem poder de coersão, ou seja, sem o poder de submeter seus súditos à obediência mesmo que forçadamente, fazendo do  Estado a instituição pública mais importante. Além disso e muito mais, ele explica a diferença entre Estado e governo, sendo que este é transitório e aquele é permanente, entretanto um não existe sem o outro. Também tem o conceito de nação e Estado, onde um Estado pode possuir diversas nação, que nada mais são que culturas, hábitos e costumes similares, confira: 

Nesse 3°  vídeo ele fala um pouco sobre o pensamento de Benjamim Constant e sua frase: "O problema do Estado é o poder" uma vez que ele pode ser exercido democrática ou autocraticamente, confiram: