Tecnologia do Blogger.

domingo, 8 de abril de 2012

Introdução à Ciência Política III

Filled under:

Nessa terceira etapa o professor explica mais sobre o  estudo das instituições públicas. Mais especificamente sobre o governo, a parte transitória do poder político, aqui exemplificado no presidencialismo, assim explicando as formas de governo: parlamentarusta e presidencialista. E também sobre os tipos de regime: Autocrático e democrático. "Governo é o conjunto de pssoas que exercem o poder político e determina a oirentação política de uma sociedade". Sendo que o Estado basicamente é: População, território, governo e soberania. Isso é explicado no vídeo a seguir:

Continuando a explicação sobre o Estado e seus regimes e formas, o professor apresenta as vantagens do regime presidencialista e sua unidade de poder:




E no último  vídeo ele explica como um governo pode governar com a minoria através da "Coalisão presidencialista" que nada mais é que o governante criar acordos com a oposição para que seus projetos possam ser aprovados.  E é nesse último vídeo também que ele fala da Importância de Thomas Hobbes no Estado conteporâneo com a criação do famoso contrato social, para entender mais veja o vídeo  abaixo. Aqui acaba a terceira etapa de introdução à Ciência política!