Tecnologia do Blogger.

domingo, 27 de maio de 2012

O Enem vem ai!



As inscrições para a realização do ENEM 2012 começam hoje 28/05/12 e vai até o dia 15 de junho as provas serão dia 3 e 4 de novembro e a taxa de inscrição custa R$ 35,oo para fazer sua inscrição Clique aqui. Para obter informações detalhadas a respeito a realização dessa prova Cliqueaqui para ver o edital do ENEM 2012.

Mas enfim, não é das inscrições que eu quero falar, e sim da realização da prova. Ano passado, 2011, eu cursava o 3º ano do ensino médio e fiz como uma das formas de ingresso ao ensino superior à prova do Enem. Foi muito bom para mim que em todas as alternativas que usei a nota do Enem fui aprovado, pena que não cursei por motivo de já ter passado no vestibular tradicional.

Apesar de muitas instituições desprezarem o Enem como forma de ingresso às Universidades públicas, vi com bons olhos a intenção do Enem que diferente dos vestibulares tradicionais, não cobra de você a fórmula dada na quinta pelo professor de física, mas sim sua experiência e discernimento de acontecimentos cotidianos de sua vida de forma contextualizada.

As inscrições começam hoje e vão até o dia 15  de junho

É claro que os assuntos vistos em sala de aula serão cobrados, mas de forma contextualizada, ou seja, não vai direto à fórmula que você decorou, mas te coloca em uma situação que se você for esperto (a), lembrará da fórmula como solução do problema dado e acertará a questão proposta.

Além disso, uma das coisas mais importantes na realização da prova é manter a calma, até porque se você der a “loka no show” não vai lembrar nada que estudou ou do que tentou estudar, por mais que esse seja seu primeiro Enem lembre-se de que você está preparado (a) para isso e que vai passar, pense sempre positivo!

Outro mistério é a redação, essa que sofreu uma pequena mudança agora em 2012: Poderão ir as mãos dos alunos, privilégio esse que não foi cedido ano passado.  Todos (as) sabem que a redação conta muito na nota final de sua prova, por isso mantenha a calma e seja o mais claro (a) possível. E nada de escrever difícil, escrever bonito é escrever simples de forma clara!

Enfim, boa sorte para todos nós que iremos fazer o Enem 2012, sim eu vou fazer de novo por questão de entender como o conhecimento científico é aplicado de forma contextualizada. Que tudo dê certo para todos nós!